segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mitos e lendas sobre o Porto


Nestas minhas curtíssimas férias, fui forçado a ir ao Porto. Como sou muito observador, aproveito para desmistificar ou confirmar muitos dos mitos e lendas sobre essa bimbalândia que é a cidade invicta. Quero desde já salvaguardar que só lá estive uma tarde, pelo que as considerações que estão prestes a ler são fundamentadas numa experiencia muito curta (graças a Deus) de apenas algumas horas.
Mito 1 – O Porto cheira mal! Lamento informar, mas trata-se mesmo de um mito. De facto, não denotei qualquer tipo de cheiro que fosse diferente de qualquer outra cidade do país. Mas lá diz a música… se “cheira bem, cheira a Lisboa!”
Mito 2 – O Porto é sujo! Mais uma falsidade elaborada certamente por mouros mal intencionados. Até que é uma cidade relativamente limpinha. Agora uma coisa é certa… é assim a modos que escura. Parece-me que o pessoal de lá não sabe o que é tinta, a julgar pelo aspecto cinzento de todos os edifícios…
Mito 3 – As gajas do Norte é que são boas! Mito autêntico. Eu que sou grande rebardado e como tal entendido no assunto, confirmo que as gajas do Puorto são frouxas… Não é que não haja lá cabronas boas, que até as há, mas fazendo uma análise da densidade populacional de gajedo comestível, cheguei à conclusão que há mais gajas boas por metro quadrado em Lisboa… logo, o pito é melhor no sul…
Mito 4 – O pessoal do Porto é mais simpático! Bem, nesta tenho que dar o braço a torcer. As pessoas são mesmo muito mais simpáticas e prestáveis do que em Lisboa. Por mais do que uma vez perguntei indicações e além de não me olharem como se fosse um vândalo prestes a assaltá-los, quase que me pegaram ao colo para me levarem ao sítio que procurava.
Mito 5 – As coisas no Porto são mais baratas! Não é mito! Não é que tivesse andado às compras, mas estou em condições de afirmar que pelo menos na área da restauração, é tudo mais barato. Por exemplo encontrei um sitio onde se servia um prato à escolha, pão, bebida e café, por 4 euros!!! Ou então um restaurante que tinha um buffet, onde se podia comer o que se quisesse e repetir as vezes que se quisesse por apenas 5 euros!!! A minha alminha ficou parva.
Mito 6 – As verdadeiras francesinhas comem-se no Porto. Verdadíssimo! Sou um fã confesso de francesinhas, já as comi em vários sítios deste país… Mas meus amigos, se querem saber o que é uma francesinha, vão ao Porto.
Mito 7 – Os restaurantes do Porto servem muita comida. Upa, Upa… Haviam de ver a francesinha que comi!
Mito 8 – O metro do Porto é um eléctrico! Nunca questionei este facto, mas pelos vistos existem partes do metro que se assemelham verdadeiramente ao dito… ou seja pelo menos, nas duas estações onde andei o metro deslocou-se por debaixo da terra! E esta, heim!
Mito 9 – O pessoal do Porto tem todo aquele sotaque parvo! Nem por isso! Há uns mais carregados que outros. E alguns até parece que falam português… Fiquei na dúvida se esses casos que encontrei não seriam pessoas que vieram de fora para viver no Porto (como se alguém quisesse fazer isso…).
Mito 10 – Cuaralho é vírgula! Eis uma afirmação falaciosa. Cuaralho é virgula… e ponto final, e reticências, e ponto de exclamação… assim como fuodasse e putá queteparíu…
E chega. O Porto afinal não é assim tão mau. E aquela estrada para Lisboa, então é uma beleza!

1 comentário: