segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lenda do Milagre das Rosas

roses

Esta lenda é uma das mais conhecidas em portugal , encontrava-se mesmo em certos livros  escolares de historia.
A rainha  Isabel  de Aragão esposa de D.Dinis, era uma rainha que se preocupava dos pobres e necessitosos do reino, era lendaria a sua  bondade e espalhava a caridade pelo reino.
Um nobre  preocupado com as depesas da rainha nas suas obras de caridade e obras de igrejas, informou o rei desta ma gestão dos dinheiros da coroa.
 Assim o rei decidiu  proibir a rainha de voltar a fazer tais despezas  e de não se ocupar mais da miséria do reino .
O reino mais uma vez avisado por alma cuidadosa que suas ordens não foram respeitadas, resolveu surpreender a rainha numa manhã em que esta se dirigia  às obras de Santa Clara a onde  fazia  distribuição habitual de esmolas, e reparou que ela procurava disfarçar o que levava no regaço. Interrogada por D. Dinis, a rainha informou que ia ornamentar os altares do mosteiro.
O rei  insistiu que tinha sido informado que a rainha tinha desobedecido às suas proibições, levando dinheiro aos pobres.
De repente e mais confiante D. Isabel respondeu: "Enganais-vos, Real Senhor. O que levo no meu regaço são rosas..." O rei irritado acusou-a de estar a mentir: como poderia ela ter rosas em Janeiro? Obrigou-a, então, a revelar o conteúdo do regaço.
A rainha Isabel mostrou perante os olhos espantados de todos o belíssimo ramo de rosas que guardava sob o manto.
O rei ficou sem palavras, convencido que estava perante um fenómeno sobrenatural e acabou por pedir perdão à rainha que prosseguiu na sua intenção de ir levar as esmolas.
A notícia do milagre correu a cidade de Coimbra e o povo proclamou santa a rainha Isabel de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário