segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A lenda de São Martinho.


A lenda diz  que num dia de chuva e frio  do mês de outubro, um soldado  frances que servira nas legiões romanas em fim de missão regressava à sua terra natal  em França.
Quando atravessava as montanhas dos Alpes encontrou um mendigo esfomeado, mal agasalhado e gelado de frio que lhe estendeu a mão lhe pedindo esmola.
São Martinho  não tendo nada para lhe dar em esmola desceu do seu cavalo, retirou o seu manto vermelho que lhe servia de protecção contra a chuva e o frio . De um golpe de espada cortou pelo meio o manto  e deu uma das metades ao mendigo.
Imediatamente a chuva parou de cair , as nuvens afastaram-se e o sol apareceu como por milagre , radioso e quente como num dia de verão.
Seria Deus que lhe teria enviado esse tempo magnifico em recompensa da sua bondade.




A vida de São Martinho

São Martinho, também conhecido por S. Martinho de Tours, cidade onde foi bispo, nasceu em Panónia, na Hungria, em 316 ou 317. Filho de um oficial romano, fez estudos humanísticos em Pavia. Iniciou depois a carreira das armas, mas manifestou desde cedo o desejo de ser monge. No entanto, serviu na guarda imperial até aos 40 anos, idade em que abandonou a vida castrense, tendo ido ao encontro de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu a oportunidade de entrar na vida religiosa. A sua intensa actividade pastoral valeu-lhe o epíteto de Apóstolo das Gálias. Já bispo de Tours, vivia como um monge, fora da cidade, num local modesto, mais tarde transformado num mosteiro. Terá morrido em Candes (França), em 11 de Novembro de 397.

Sem comentários:

Enviar um comentário