segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A lenda da Torre das Águias...


             Em tempos a Torre era habitada por um fidalgo, governador da zona. Um dia quando caçava nas arribas do rio Águeda, foi surpreendido por uma patrulha mourisca. Após longa e rija peleja, o jovem fidalgo encontrou a morte. Embora ferido, um dos seus servos conseguiu fugir e, após dolorosa correria, chegou junto da torre e avisou a esposa.
Como era seu hábito, quando se ausentava, o fidalgo deixava a torre fechada de tal maneira que só ele conseguia abrir. Desesperada, a pobre viúva viu os inimigos a aproximarem-se em rápida cavalgada. Num rasgo de desespero e fé, pediu a Santa Maria de Aguiar para a livrar dos muçulmanos, dizendo cheia de coragem, preferir morrer a ser violada.
Aproximando-se da beira da torre, atirou-se dos altos muros. Reza a lenda que a Virgem Maria ouviu as suas preces e o milagre realizou-se, aparecendo um cavalo alado que apanhou a desditosa senhora e a colocou em segurança. Como sina de agradecimento, doou a Santa Maria de Aguiar todos os seus bens. Quanto ao chefe mouro, ao presenciar o milagre converteu-se ao cristianismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário